Azrael é um personagem da DC Comics. Seu nome verdadeiro é Jean-Paul Valley, foi criado por Denny O' Neil e Joe Quesada. Suas habilidades consistem em possuir uma armadura especial blindada, ser um exímio lutador, ter um intelecto genial e ser perito em computação.
Primeira Aparição: Batman - A Espada de Azrael 01 - Novembro de 1993.
O nome Azrael é uma transliteração do arábico, conhecido como Anjo da Morte. Literalmente ele tem significado, Aquele que Deus ajuda.
História de Azrael
Jean-Paul Valley foi treinado para se tornar Azrael, o executor de uma sociedade secreta chamada Ordem de São Dumas e que guarda uma certa semelhança com os Templários. Ele é um bebê de proveta, cujos genes foram combinados com os de animais para garantir melhores habilidades. Além disso sofreu um intenso processo de lavagem cerebral através de um processo ao qual a Ordem se refere como "O Sistema".
Ele só soube de seu passado e de seu destino através de seu pai, quando este estava prestes a morrer. O pai de Jean-Paul havia recebido o mesmo condicionamento e também tornara-se Azrael. Consciente da verdade, Jean-Paul lutou contra o condicionamento o máximo que pode, tentando levar uma vida normal.
Jean-Paul já assumiu o lugar de Bruce Wayne como Batman, quando Batman teve a coluna fraturada pelo vilão Bane e perdeu o movimento das pernas. Quando Bruce se recuperou de seus ferimentos se negou a devolver-lhe a identidade de Batman, o que inevitavelmente forçou os dois a lutarem pelo Manto do Morcego, e como era de se esperar acaba com a vitória de Bruce. Azrael foi assassinado no último número de sua série de quadrinhos, mas seu corpo nunca foi encontrado. A DC Comics informou seu estado atual como desconhecido.